domingo, 5 de maio de 2013

O Funcho

O funcho, também conhecido por anis-doce, erva-doce, maratro, finóquio, fiuncho oufiolho, é o nome vernáculo dado à espécie herbácea Foeniculum vulgare Mill. (sinónimo taxonómico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.) uma umbelíferafortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia doMediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais.




O Funcho usado em chá para limpeza e desintoxicação. Usa para lavar os olhos em caso de complicações oculares.

É rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Abre o apetite, é estimulante e digestivo, aumenta o leite nas mães. A infusão da raiz dessecada do funcho, tomada três vezes por dia, combate a diarreia.

A infusão de raízes frescas tem efeitos diuréticos. Em infusão, as sementes combatem a tosse; não se deve exceder o consumo, pois pode provocaraborto. O cataplasma dissolve as obstruções dos seios e torna-os elásticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário