sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Spirulina - Algas


Spirulina é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium(anteriormente conhecido como Cyanophyta ou como grupo das algas verde-azuladas). Trata-se de organismos unicelulares e fotoautótrofos que, apesar de serem unicelulares, se agrupam formando tricomas ou formas filamentosas 1 2 .
Realmente se tratam de organismos procariotas, e não de algascomo se cria anteriormente 3 . Possuem uma região central, onde se localiza o ácido nucleico (uma só molécula de ADN), uma região periférica que contém as membranas tilacoidais e várias inclusões ou estruturas citoplasmáticas, rodeadas frequentemente por uma capa de mucílago. Esta capa não está presente entre as células que formam o tricoma. A parede celular contém peptidoglicano e a estrutura e composição características das bactérias Gram negativas. No citoplasma se encontram as inclusões (grânulos de polifosfato, glicogênio e cinanoficina), os carboxissomas ou corpos poliédricos, onde está a RBP-carboxilasa (RuBisCO, a principalenzima responsável pela fixação fotossintética de dióxido de carbono) e ribossomas 70S.

uas características nutricionais são as seguintes 9 :
  • Proteínas: ao redor de 65% em peso seco é formado por proteínas.O mais importante destas é a sua composição em aminoácidos já que não só contém todos os essenciais, mas também a sua disponibilidade é muito alta. Por exemplo para a lisina se tem descrito até 85% de biodisponibilidade. A metionina é o aminoácido limitante na maioria das espécies
  • Lipídios: aproximadamente 6%, mas tanto as suas quantidades como composição variam em função das condições de cultivo, principalmente luz e nitrogénio. Se a luz for escassa aumentará o conteúdo de lípidos como reserva de energia.
  • Ácidos nucleicos: seu baixo conteúdo em ácidos nucleicos faz da Spirulina um produto idóneo para suplementação em pacientes com antecedentes ou predisposição à gota, visto que no metabolismos dos ácidos nucleicos se produz ácido úrico.
  • Vitaminas: por tratar-se de organismos fotoautótrofos, têm elevadas concentrações de pigmentos, entre eles β-caroteno, isto é, pró-vitamina A. Além disto, a Spirulina é o organismo não animal com maior conteúdo emvitamina B12 ou cobalamina, porém essa vitamina é análoga. Não é uma vitamina B12 ativa em seres humanos, ela apenas é dosada no sangue como se fosse a verdadeira, não sendo uma fonte segura 

Sem comentários:

Enviar um comentário