domingo, 2 de dezembro de 2012

A Argila

A Argila


Desde os tempos mais remotos que o homem primitivo procurava n'Argila alívio para os seus problemas. Actualmente a argila continua a ser utilizada pelas suas propriedades regenerativas, na prevenção e tratamento de múltiplas afecções, especificamente músculos, tendões e ossos.

Na sua composição podemos encontrar elevadas concentrações de Sílica, Alumínio e Cálcio e em menores concentrações: Ferro, Potássio e Titânio. 


A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbónico) ou físico (erosão,vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.


Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja, as partículas menores (e portanto mais leves), (partículas inferiores a 2 micra = 0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão, esses locais são os chamados depósitos argilíticos.

As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.

Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dá origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: os folhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os argilitos, que possuem pouca ou nenhuma estratificação.


Modo de utilização: Coloque a argila num recipiente, adicione água lentamente e vá mexendo até encontrar a consistência ideal. Aplicar nas zonas a tratar e retirá-la quando secar, por acção do corpo. Utilizar de preferência utensílios de madeira de forma a não alterar a qualidade da argila.


Nota: Dizem que expondo a argila ao sol, breves momentos antes de se aplicar, que esta aumenta as suas propriedades.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário