domingo, 2 de dezembro de 2012

A Erva-Principe ou Chá Principe


A Erva-Principe /Cymbopogon citratus


A erva príncipe é originária da Índia, tendo-se espalhado por toda a região da Ásia como legume e especiaria aromática. Posteriormente foi introduzida em África, América do Norte e mais tarde na Austrália. 

Usos:

Bactericida.
Desinfectante.
Calmante.
Diurético.
Repelente de insectos.
Usado em cólicas menstruais e intestinais.



Hoje podemos encontrá-la um pouco por todo o mundo sendo muito utilizada na cozinha Tailandesa.

A erva príncipe possui propriedades bactericidas, desinfectante, calmante, diurética, anti-depressiva e um aroma fresco de limão. As folhas podem ser cortadas continuamente conforme as necessidades. Das suas folhas frescas ou secas faz-se uma infusão com um fantástico aroma a limão, sendo esta uma das mais agradáveis surpresas da planta, podendo ser tomada com regularidade pelas suas reconhecidas propriedades digestivas. 

A popularidade das propriedades repelentes do óleo essencial da planta é reconhecida pelos seus efeitos sobre insectos, também por vezes designado por óleo de citronela. Este é também utilizado no fabrico de perfumes, sabões, cosméticos e como aromatizante na indústria alimentar.A sua propagação faz-se apenas por divisão de caules, na Primavera ou no Outono, uma vez que no nosso clima esta planta não produz sementes.

Nota: Foi me recomendado para efeitos do pâncreas e notei alguma toxicidade ao beber um litro num dia, sintomas de picadas no peito. Portanto fiquem-se pelas 2 chávenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário