sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cogumelos Milagrosos - Shiitake e Maitake

Cogumelos chineses Shiitake e Maitake - Com estes não se brinca, são altamente poderosos no que diz respeito a curar e eliminar maleitas a nível degenerativo, cancro, sida, fungos, etc.


O Shiitake

Cogumelo Shitake seco


Cogumelo Shitake desidratado

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais.

A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take(cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD. No Brasilcomeçou ser cultivado no início da década de 1990.

Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose elignina para obter energia.

O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.


O Maitake

Cogumelo Maitake


O maitake (Grifola frondosa) é um cogumelo comestível originário do Japão, onde a sua comercialização cresce a cada ano e hoje está entre os de maior consumo juntamente com oshiitake.


É um cogumelo de sabor delicado e textura crocante que também o diferencia do shiitake. O seu leve aroma madeirado remete também a lembrança das algas marinhas, tão comuns na culinária japonesa.



Maitake vem de mai = dança e take = cogumelo, ou seja cogumelo da dança, pois há relatos que ao experimentar estes cogumelos as pessoas dançavam de alegria pelo sabor. Há outros relatos de autores que mencionam que o fato da alegria se devia ao fato deste ser trocado por prata no peso a peso. Existem outros nomes tais como Kumotake (cloud Mushroom), Hen-of-the-woods e Dancing Butterfly Mushroom. Seu preço de mercado é de aproximadamente o dobro do shiitake (Lentinula edodes)



O Maitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 27% de proteínas, vitamina B1 e B2, niacina, vitaminas C e D e também magnésio, ferro, cálcio e fósforo.




O Maitake possui substâncias biologicamente ativas, já estudadas e publicadas em vários periódicos, comprovando várias propriedades medicinais como: controle de pressão arterial, diabetes, propriedades hepáticas; influencia sobre o sistema imunológico, inibindo desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.




Modo de preparação:



Podem ser preparado das mais variadas formas como: refogados, marinados, conservas, recheios e sopas. Porém, o Maitake possui uma particularidade no preparo que deve ser cuidadosamente seguido para poder apreciar o máximo das suas potencialidades organolepticas. Para isso, é necessário entendermos a existência de uma substância denominada guanina na sua composição que, com a ação do calor, transforma-se em outras substâncias que conferem sabor ao cogumelo.



Em determinadas condições, a concentração destas substâncias pode variar de 0 a 12, ou seja, dependendo de como o Maitake é preparado, o seu sabor pode melhorar até 12 vezes.



Primeiramente, o Maitake nunca deve ser cozido por um longo período de tempo, para não perder uma das suas melhores características que á a textura crocante. Porem a informação mais importante é que o Maitake deve ser submetido internamente, por um período mínimo de dois minutos a uma temperatura que varia entre 60 a 70 °C. Pois é justamente nesta faixa de temperatura que a guanina transforma-se em substâncias que conferem um sabor especial ao Maitake. De posse destas informações, o grande desafio para quem "os prepara", é extrais do Maitake as suas melhores características de textura e sabor.



Ao preparar o Maitake num fogão caseiro, é recomendável desfia-los em pétalas com mais ou menos 1 cm de espessura na sua base, e coloca-los sobre o óleo quente. Manter sem mexer por aproximadamente 30 segundos e então vira-los, deixando assim, por mais 30 segundos. No final, jogar o sal e mexer rapidamente, deixando por mais 30 segundos. Desligar o fogo e colocar em uma travessa, onde deve ficar aproximadamente por 2 minutos antes de servi-los. Nunca deixe na panela ou na frigideira pois o calor irá cozinha-lo demais, perdendo assim a textura.



No caso de prepara sopas ou refogados, acrescentar o Maitake sempre por último cozendo-os por no máximo 2 minutos.



Sem comentários:

Enviar um comentário